Último dia de apresentações da IENH na 14ª edição da FEBRACE

Incentivo à pesquisa científica na IENH
Compartilhe:
WhatsApp
Último dia de apresentações da IENH na 14ª edição da FEBRACE

Encerra hoje, 17 de março, a 14ª edição da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Os alunos que estão representando a IENH – Isabela Gehlen Eckhard e Luan Lucas Brites de Lima retornam ao Rio Grande do Sul no sábado, 18 de março, após a cerimônia de premiação da Feira. Acompanhados do Auxiliar de Atividades Escolares da Unidade – Leonardo Van Leeuven, a dupla está em São Paulo desde domingo, dia 13.

A Isabela e o Luan estão apresentando o projeto “PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE OSMOSE REVERSA MANUAL” aos visitantes da Feira e também aos avaliadores. Além disso, possuem a oportunidade de participar de palestras e momentos de orientação. Com expositores de todo o Brasil, os alunos da IENH estão conhecendo jovens de diversos estados, o que possibilita uma rica troca cultural de conhecimento.

De acordo com a Vice- Diretora de Educação Básica da IENH e Coordenadora da Unidade Fundação Evangélica – Déborah Cassel, as descobertas científicas e a participação dos alunos em feiras é incentivada pela Instituição:

A IENH oportuniza a pesquisa e  investigação científica em todos os níveis de ensino e vai adequando os  desafios de acordo com a faixa etária. Os alunos desenvolvem projetos com temas  variados, relacionando os conceitos estudados em sala de aula, com situações do  dia a dia, objetivando o desenvolvimento da investigação científica,  criatividade, empreendedorismo, resolução de problemas e construção de novos  conhecimentos.

A participação em Feiras Científicas, além da realizada na escola,  incentiva os alunos a realizarem trabalhos, que desenvolvem as competências  citadas acima, incluindo autonomia. Também amplia o leque de oportunidades de  conhecerem novos projetos e pessoas de diferentes culturas. Participar destas  Feiras também valoriza todo o estudo e empenho que são dedicados na realização  dos projetos, socializando as aptidões de talentos dos jovens cientistas.”

Sobre o projeto

Orientados pela Professora Fernanda Kohlrausch, “PROCESSO DE PURIFICAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE OSMOSE REVERSA MANUAL” foi o projeto idealizado pela dupla de alunos. A ideia dos dois foi criar um processo manual de purificação da água para ser utilizado quando o uso das bombas elétricas não for possível. O tratamento da água com filtros de carvão ativado, areia, mineralizador e a adição de produtos químicos busca torná-la potável.

A Isabela e o Luan foram os vencedores da XXXIX Feira de Ciências da IENH, realizada em 2015. Foi através dela que receberam o credenciamento para participar da FEBRACE e também da MOSTRATEC.

A Feira

A 14ª FEBRACE começa no dia 15 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em São Paulo. Neste ano serão apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, orientados por 476 professores. Os estudantes estarão na Poli-USP expondo os projetos até 17 de março.

Promovida anualmente pela Poli-USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Prêmio  Votação Popular na FEBRACE 2016

Entre diversas premiações, os estudantes estão concorrendo ao Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2016. Esse prêmio é entregue aos alunos com o projeto mais votado na internet. Para auxiliar o Luan e  a Isabela nessa tarefa, é necessário acessar o link - http://febrace.org.br/virtual/2016/ENG/70/ - e clicar no CURTIR, logo no início da página. A votação encerra hoje, 17 de março.