As crianças do Nível 5B da Educação Infantil da IENH – Unidade Oswaldo Cruz estão desenvolvendo diferentes aprendizagens a partir da pseudoleitura.
Segundo a Professora Liliane Petry Bohlke, a pseudoleitura é o reconhecimento de algo, uma letra, uma imagem, um objeto. Antes de ler propriamente as letras, as crianças aprendem a “ler” os rótulos, imagens e objetos. Assim, durante o semestre, os alunos foram desafiados a ler as fichas da rotina da sala de aula e cartazes que foram sendo compostos diante dos estudos realizados.
Em sala de aula, construíram vários cartazes e textos coletivos, em que a Professora fez o registro de próprio punho, oportunizando aos alunos a identificação de letras do seu nome e o som de algumas palavras durante o registro. De acordo com Liliane, todo o material escrito exposto em sala de aula estimula a curiosidade pela leitura e oportuniza a identificação de vários formatos de texto (receitas, músicas, parlendas, frases, histórias, gráficos, fotos, etc). O grupo também realizou várias atividades explorando as fichas do nome de cada um, além de brincadeiras como esconder a ficha e encontrar e bingo das letras do nome.
A Professora conta que ao trabalharem o folclore, as crianças já sabiam muitas lendas, desta forma, realizaram o registro destas histórias por meio da gravação de áudio dos próprios alunos contando essas histórias. Nas aulas de informática, realizaram os desenhos das histórias que gravaram, com o auxílio da Professora Jaqueline Grassmann, que transformou os áudios em qr code, organizando as histórias da turma em um audiolivro.
Como tema de casa, as crianças levaram uma folha para a família registrar que versos, rimas e trava-línguas lembravam da sua infância. Todo o material foi reunido e organizado em um livro de rimas. Com a Teacher Raquel Trintin Rodrigues, os alunos também estão trabalhando com rimas em inglês. Nas aulas, realizam atividades com palavras em inglês e vocabulários da rotina, tendo a oportunidade de ligar as letras trabalhadas no momento com o nome dos colegas da sala de aula.