Projeto da Unidade Pindorama entre os 10 trabalhos mais bem avaliados do Prêmio Hipertexto da UFPE

O aplicativo "Journey across the universe" receberá menção honrosa
Compartilhe:
WhatsApp
Projeto da Unidade Pindorama entre os 10 trabalhos mais bem avaliados do Prêmio Hipertexto da UFPE

Desenvolvido na IENH - Unidade Pindorama, o aplicativo "Journey across the universe" está entre os 10 trabalhos mais bem avaliados do Prêmio Hipertexto, promovido pelo 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.


O aplicativo, que irá receber menção honrosa, é o resultado do projeto sobre O Pequeno Príncipe, desenvolvido no ano passado com os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental da IENH - Unidade Pindorama. O mesmo projeto também foi finalista do Prêmio RBS de Educação em 2014.


As Professoras Carolina Müller e Janaína Menezes contam  como o aplicativo foi elaborado:


" - Nas aulas de Língua Portuguesa criamos a história tendo como base o livro do O Pequeno Príncipe, através de um extenso processo com várias atividades relacionadas à leitura.


- Nas aulas de Inglês Aplicado com a Professora Janaína Menezes, o texto foi refinado e traduzido. Além disso, nessas aulas, os alunos também criaram as etapas do jogo, os desafios e os cenários.


- A parte de programação foi realizada por alunos do curso de jogos digitais da PUC - Thomas Delgado, Bruno Bulso, Rodrigo Freitas e Fábio Barbosa.


- O jogo foi testado pelos estudantes do Pindorama e todo o processo foi acompanhado e supervisionado pela professora Janaína. Depois de finalizado, o aplicativo foi disponibilizado gratuitamente para as plataformas IOS e Android."


Contando com a criação e desenvolvimento acompanhados pelas Professoras, o jogo foi resultado de um projeto interdisciplinar.


Sobre o Prêmio Hipertexto

O Prêmio Hipertexto busca destacar as boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem. Trata-se de um estímulo ao constante desenvolvimento de novas tecnologias educativas. A iniciativa é divida em duas categorias, Aplicativo Educacional e Arte Digital Educativa, e nelas podem concorrer desde projetos nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica até aplicativos digitais voltados para a educação (apps), todos mediados por dispositivos computacionais como desktops, laptops, tablets ou smartphones.

Os 10 trabalhos mais bem avaliados, como o "Journey across the universe",  farão parte doEspaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionaise vão integrar exposição montada durante o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, que ocorre nos dias 07 e 08 de dezembro, em Recife.

Confira, no álbum abaixo, as fotos da oficina de programação em relação ao jogo que os estudantes participaram em 2014.