Pokémon Go para trabalhar os advérbios em sala de aula

Advérbios Go foi a atividade idealizada para abordar o conteúdo de Língua Portuguesa
Compartilhe:
WhatsApp
Pokémon Go para trabalhar os advérbios em sala de aula

A classe gramatical dos advérbios foi trabalhada com os alunos dos 7os anos A e B do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Fundação Evangélica de uma forma diferente. Na última semana, em grupos, os alunos participaram de uma brincadeira envolvendo mímicas para a introdução do conteúdo. Os grupos receberam diversas frases e deveriam fazer a mímica para que os demais adivinhassem. A partir da análise das frases, foi possível construir o conceito de advérbio e perceber os diferentes sentidos implicados no uso destes.

Na sequência, seguindo o modelo de sala de aula invertida, os estudantes receberam um material através do Google Classroom para lerem e aprofundarem o assunto como tarefa de casa. 

A continuidade do estudo deu-se através de uma brincadeira envolvendo o jogo Pokémon Go, a qual chamamos de ADVÉRBIOS GO. O jogo, muito popular entre grande parte dos alunos, serviu como motivação não só para a participação e realização das tarefas, como também para a leitura do conteúdo como tarefa de casa.

Em grupos organizados a partir do número de alunos que possuem o jogo, os alunos realizaram oito atividades envolvendo o conteúdo de advérbios. Para receber uma nova atividade, os grupos deveriam apresentar um Pokémon caçado para a professora. Somente após a realização correta da atividade é que os grupos poderiam sair novamente à caça de um novo Pokémon para receber a próxima atividade.

As atividades, se corretas, contam pontos para os grupos, sendo que a regra principal é fazer corretamente, sem existir pontuação para o tempo de entrega.

Segundo a Professora de Língua Portuguesa – Carolina Müller, o fato de usar o Pokémon Go como elemento motivador fez com que os alunos se engajassem na atividade trabalhando de forma colaborativa nos grupos e realizassem diversos exercícios envolvendo o conteúdo. “Os alunos ficaram completamente envolvidos com a atividade e trabalharam de forma muito significativa, tornando o fato de fazer exercícios algo prazeroso e lúdico”, destaca a Professora.