Produção de detergente ecológico virou atividade de sala de aula na IENH – Unidade Oswaldo Cruz.
A proposta surgiu a partir de uma conversa dos Monitores Ecológicos com as Professoras Gabriele Saldanha e Juliana Bohn sobre a poluição das águas. Sabendo que o esgoto da cidade não é tratado, em um momento rico de aprendizado, o grupo discutiu sobre o significado da palavra BIODEGRADÁVEL, abordando vários exemplos de decomposição dos materiais na natureza.
No momento de produzir o sabão, os alunos foram até a Cozinha Escola, onde cada um ajudou em algum momento da receita. No decorrer dos dias, os alunos trouxeram garrafinhas para levar o produto para casa. Conforme a Professora Gabriele, a atividade foi importante para os alunos, pois desenvolveu a discussão, troca de ideias e a conscientização na prática sobre o uso de novas alternativas de produtos que não agridam tanto a natureza.
Confira a receita do detergente ecológico:
• 1 pedaço de sabão de coco neutro
• 2 limões
• 4 colheres de sopa de sal amoníaco
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o sal amoníaco e misture bem. Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.
Fonte: https://verdeambiente.wordpress.com/tag/sabao-caseiro/