Preocupação com o meio ambiente e criatividade estão marcando a XXXVIII Feira de Ciências da Unidade Pindorama. Iniciado nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, o evento reúne alunos dos 5ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue que estão expondo e apresentando trabalhos desenvolvidos durante o ano.
Com o tema “A Ciência como fonte de inspiração”, o evento foi aberto com a apresentação musical dos alunos dos 5ºs e 6ºs anos. Regidos pela Professora Daniella Nogueira, os estudantes tocaram músicas com instrumentos confeccionados por eles mesmos com materiais reciclados. A Coordenadora da Unidade – Karina Spessato e uma das organizadoras do evento – Professora Gabriele Zvir Saldanha saudaram todos os presentes, desejando um bom evento. A abertura foi encerrada pelo Teólogo e Professor – Marcelo Ackermann, que realizou uma reflexão sobre os dons presenteados por Deus para todas as pessoas e a importância de saber compartilhá-los com quem necessita.
“Olá, você quer ouvir a nossa apresentação em Português ou Inglês?” – Essa é a primeira fala que os visitantes escutam ao chegar aos estandes. Por estarem matriculados no Currículo Bilíngue da IENH, os alunos conseguem apresentar os projetos nos dois idiomas, o que torna o evento, que tem como tema “A Ciência como Inspiração”, ainda mais atrativo.
Nos estandes, os alunos apresentavam projetos ligados a soluções para problemas ambientais e outros realizados a partir de uma visita no Museu da PUC. De acordo com a Coordenadora Karina, os estudantes dos 6ºs anos foram desafiados a realizar trabalhos com a temática dos problemas ambientais. “O meio ambiente foi escolhido como tema, pois os estudantes precisam começar a utilizar o conhecimento para pensar em soluções para os problemas da sociedade. É importante entenderem que estão inseridos nessa realidade e que podem ter ideias para mudar e melhorar isso.”, afirma. Sobre a importância da Feira de Ciências, a Coordenadora comenta que “os alunos trabalham suas habilidades, aprendem o método científico e se relacionam em grupos”.
Um dos projetos que pode ser visitado é da dupla de Marias Eduardas do 6º ano B. A Maria Eduarda Clezar Hardessem e a Maria Eduarda Scheeffer encontraram na limalha de ferro e no imã uma solução para um acidente marítimo – o derramamento de óleo nos oceanos. O problema que polui a água, causando a morte de plantas e seres vivos, chamou a atenção das estudantes que, após realizarem pesquisas bibliográficas, testaram o método que utiliza o magnetismo. Adicionando óleo lubrificante, gasolina, óleo de cozinha e diesel em um recipiente com água, as alunas realizaram o teste magnetizando a água e colocando a limalha de ferro. Utilizando um imã, conseguiram retirar a limalha com o óleo, concluindo que o método é eficaz. Para o processo em grande escala, um barco com braços mecânicos e um eletroímã foi pensado pelas alunas.
A Feira segue até às 11h30min de amanhã, 28 de agosto e está aberta para visitação da comunidade escolar.
Mais fotos em: https://goo.gl/MdzUfk