A turma do Nível 5B da Educação Infantil da IENH - Unidade Pindorama participou de aulas para aprender noções do que é leve e do que é pesado. Foi nos meses de outubro e novembro, que os estudantes exploraram diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Os alunos foram desafiados pelas Professoras Angélica da Silva Paulo e Telma da Costa Puhl a criar uma cidade no tapete da sala de aula, utilizando os brinquedos disponíveis. A partir dessa dinâmica, a Professora Angélica foi contando como surgiram as cidades, as mercadorias, o uso de dinheiro e o surgimento da balança.
Com uma balança digital cada aluno se pesou. Com os valores, a montagem de um gráfico foi realizada. A relação do peso dos alunos com o peso de objetos como farinha, açúcar e arroz também ocorreu. Utilizando uma balança de pratos, os estudantes compararam o peso de objetos da sala, estabelecendo relação do que é mais leve e pesado. "As primeiras noções referentes ao peso são fornecidas por experiências concretas, ou seja, pela sensação de experimentar objetos leves e pesados", destaca a Professora Angélica.