Intercâmbio no Canadá: experiência inesquecível para alunos bilíngues da IENH

Grupo esteve fora do Brasil entre 3 de julho e 2 de agosto
Compartilhe:
WhatsApp
Intercâmbio no Canadá: experiência inesquecível para alunos bilíngues da IENH

“Foi um mês de muito aprendizado, diversão e vivências para marcar a vida toda”. Essa é a definição de seis dos 22 alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH – Unidade Fundação Evangélica, que participaram do Intercâmbio no Canadá, entre os dias 3 de julho e 2 de agosto. Acompanhados dos Professores Fábio Ferraz e Tanani Boll Diehl, os estudantes bilíngues buscavam praticar o Inglês e aprofundar os conhecimentos no idioma. 

Durante o período em solo canadense, o grupo esteve alojado em residências estudantis e frequentava as aulas de Língua Inglesa no Columbia International College, escola localizada em Hamilton. Bianca Larruscaim Biasuz, Gabriela Lampert, Isadora Mendes Berwanger, Julia Goin de Moraes, Theo Eduardo Cansi e Vinícius Scherer Demuth contam que foi na escola que o intercâmbio cultural aconteceu de forma intensa: -“Na escola, além de canadenses, convivemos,estudamos e fizemos amizades com pessoas do mundo inteiro. Alguns dos nossos colegas eram do México, Cazaquistão, Rússia, Vietnã, Taiwan, Bélgica e França”.

Fluência, conversação, pronúncia e vocabulário na Língua Inglesa são os aspectos apontados como os mais desenvolvidos com a prática do segundo idioma. “Depois de certo momento só ouvindo Inglês, a fala e até o pensamento no segundo idioma se tornaram algo automático para nós”, contam os alunos. Além das aulas normais com os professores na sala de aula, os estudantes participavam de atividades de culinária, artes, ciências e até matemática... tudo em Inglês, é claro.

“É importante destacar que é um Intercâmbio de estudos e não de férias”, declara Julia lembrando-se da rotina no Canadá. O despertador tocava às 6h30min, anunciando que o dia já estava começando para os estudantes da IENH. Às 7h20min, todos deveriam estar no ônibus, que partia para a escola. Após o café da manhã, a aula iniciava às 9 horas, seguida do almoço ao meio dia. E o estudo diário não terminava por aí: das 13h30min às 16 horas, os estudantes ainda participavam de outras aulas. A janta era servida bem cedo, logo às 16h30min. A partir das 18 horas, as atividades eram voltadas para o lazer. Todas as noites, o grupo explorava novos lugares e atrações do Canadá, tais como a disputa de Lasertag, o golfe e as visitas ao Walmart.

A prática da Língua Inglesa aliada à exploração das belezas canadenses era a prioridade dos fins de semana. Segundo os alunos, vivências inesquecíveis foram oportunizadas através dos passeios em diversos lugares. Entre os mais variados momentos, visitações e atividades, o grupo realizou um tour por Hamilton, se divertiu na visita ao parque de montanhas russas Wonderland, realizou um city tour e assistiu ao show medieval no Medieval Times. Os alunos participaram do Eastern Tour, visitando Kingston City, Montreal, Quebec, Ottawa e passearam de barco pelas mil ilhas. Visitaram as cataratas do Niágara, um passeio que oportunizou que conhecessem lindas paisagens e experiências incríveis com a natureza. Em Toronto, conheceram o Ripley's Aquarium, CN Tower, Toronto Eaton Centre, Royal Museum of Ontario e Toronto Zoo.

No período de imersão no Bark Lake Leadership & Outdoor Educational Centre, o grupo vivenciou práticas de liderança com muita aventura. Conforme os alunos, lá aprenderam noções de sobrevivência na natureza e trabalho em equipe. Um dos capítulos de comédia que carregam na bagagem de histórias foi ovo cozido que fizeram no meio da floresta. A ideia era fazer o fogo com o material encontrado na natureza, porém, após muitas tentativas falhas em função da umidade, a solução foi usar o bom e velho palito de fósforo mesmo.

A vivência com os Professores Fábio e Tanani é apontada como um dos aspectos mais especiais da viagem. “A relação com os nossos professores foi ótima, pois eles são ótimos. O Fábio era nosso paizão e a Tanani a nossa super mãe. Eles nos ajudavam em tudo. Podíamos compartilhar tudo com eles, nossas alegrias e até as saudades”, relatam os estudantes.

Ao serem indagados sobre as pessoas que eram antes do Intercâmbio e as pessoas que se tornaram após a experiência, Bianca, Gabriela, Isadora, Júlia, Theo e Vinícius confirmam que, sem dúvida alguma, mudaram e muito. “O Intercâmbio foi muito importante para aprendermos a ser mais responsáveis, organizados e independentes. Sem nossos pais, fomos obrigados a amadurecer e isso já vale a experiência”, afirmam.

Confira todas as fotos do Intercâmbio aqui.