Feira de Ciências e Museu Marinho para finalizar a Semana CIARTEC

Programações ocorreram na Fundação Evangélica
Compartilhe:
WhatsApp
Feira de Ciências e Museu Marinho para finalizar a Semana CIARTEC

A programação foi intensa nos dois últimos dias da Semana de Ciências, Artes e Tecnologias – CIARTEC.

O “Projeto Mundo Aquático” invadiu a IENH – Unidade Fundação Evangélica nos dias 18 e 19 de agosto. A coleção de animais marinhos do tratador Vicente Mario Castillo esteve distribuída em uma das salas de aula e atraiu os alunos, professores e colaboradores curiosos da Unidade. Inicialmente a responsável pelo projeto – Déborah Beckel ministrava uma aula aos presentes sobre o mundo marinho, apresentando curiosidades sobre cada peça exposta. No segundo momento, os estudantes puderam tocar e até tirar fotos com os tubarões, raia, tartarugas, pinguins, cavalo marinho, conchas, corais e peixes de água doce e salgada taxidermizados.

A 40ª Feira de Ciências também ocorreu na quinta e sexta-feira. Os projetos desenvolvidos por alunos da IENH – Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e escolas convidadas contavam com temáticas nas áreas de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias. Durante os dois dias, a visitação foi aberta aos estudantes, colaboradores, professores e familiares.

Um dos trabalhos apresentados foi “Reciclagem de ondas sonoras para obtenção de energia elétrica”. Juli Arnold e Nathália Hoffmeister (foto), alunas da Fundação Evangélica, propuseram uma técnica para transformação das ondas sonoras do ambiente em energia elétrica. Utilizando um dispositivo com funcionamento inverso ao alto falante, elas transformaram as ondas sonoras em energia. A ideia das meninas é trabalhar com o sistema de compensação de energia, em que a energia elétrica gerada pelo dispositivo é direcionada à rede elétrica. Juli e Nathália realizaram testes em ruas movimentadas de Novo Hamburgo, conquistando resultado positivo na geração de energia.

Rafaela Migliavaca e Maria Eduarda Fritz desenvolveram o projeto “Neurônios-espelho: a imitação pode curar?”. Com o trabalho, as alunas da Fundação Evangélica pesquisaram a função do neurônio-espelho no processo de recuperação de pessoas que sofreram AVCs, derrames e outras doenças. A fisioterapia espelho, em que o paciente imita os movimentos que outra pessoa pratica foi a alternativa apresentada pelas estudantes, que buscaram informar sobre um método tão importante na recuperação de doentes, porém pouco conhecida.

Na quinta-feira, 18 de agosto, a programação ainda contou com a palestra do Grupo Jusnano sobre Marcos Regulatórios às Nanotecnologias e momento para os alunos que participaram do Intercâmbio no Canadá compartilharem suas experiências com os colegas. Realizada entre os dias 15 e 19 de agosto, a Semana CIARTEC foi composta com exposições de Língua Portuguesa e Inglesa, Peça Teatral em Espanhol, Inauguração da Trilha Ecológica, Apresentação Musical, Cine Fórum, Mostra de Artes e Concurso Fotográfico.

Confira todas as fotos aqui.