Estudantes da IENH engajados na ajuda ao Instituto Martim Pescador

Turma do 4º ano A da Unidade Pindorama está vendendo rifa
Compartilhe:
WhatsApp
Estudantes da IENH engajados na ajuda ao Instituto Martim Pescador

Os alunos do 4º ano A do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Pindorama estão engajados na ajuda ao Instituto Martim Pescador, de São Leopoldo.

A turma faz parte do projeto Jornal na Sala de Aula e, em função disso, acompanha o jornal semanalmente.  Uma notícia publicada no Jornal NH no dia 27 de março chamou a atenção dos alunos, despertando neles a vontade de ajudar. “Através da publicação, souberam que o Instituto Martim Pescador passa por uma séria crise financeira, correndo o risco de ter suas atividades canceladas”, comenta a Professora Fernanda Gehlen.

Muitos alunos da Unidade já participaram de aulas de ciências naturais na sala de aula flutuante do Instituto e logo relacionaram o Martim Pescador com a notícia. “A bordo da embarcação, muitos de nossos alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre nosso Rio dos Sinos, rio esse que abastece 32 cidades da nossa região”, conta Fernanda. Desta forma, conscientes da importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto, os alunos estão solicitando ajuda à comunidade escolar. O grupo está atuando na venda da rifa de uma motocicleta, cujo valor arrecadado será revertido para o Instituto Martim Pescador. A rifa poderá ser comprada pelos pais e alunos na Unidade.  O valor é de R$ 15,00 e dá direito a concorrer com dois números.

O local das vendas será em frente às mesas coloridas, no prédio da Educação Infantil. Os alunos serão encaminhados ao local combinado para a compra da rifa, onde serão atendidos pelos alunos do 4º ano A, acompanhados dos professores.

Sobre  o Instituto Martim Pescador

O Instituto Martim Pescador é uma organização sem fins lucrativos, criada em dezembro de 2002, visando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

O instituto conta com um barco, estilo Catamarã, com 16 metros de comprimento, seis metros de largura e dois metros e 20 centímetros de altura, com capacidade de 55 passageiros, sendo 48 sentados na parte inferior. A embarcação navega diariamente pelo rio, atendendo grupos que se confrontam com a realidade impactante de suas águas.

Durante todo o percurso, que dura 90 minutos, os tripulantes são orientados por educadores ambientais e demais profissionais a abordar aspectos ambientais, históricos, econômicos e sociais da região.

O Instituto Martim Pescador já atendeu, através do barco e de 2003 até dezembro de 2010, cerca de 155 mil pessoas, sendo a grande maioria (aproximadamente 90%) estudantes.