O desejo por mapas e pelo espaço que os rodeia, apresentando pelos alunos do Nível 5A da Educação Infantil Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama, foi transformado no projeto de estudos da turma no segundo semestre.
"Diversas perguntas eram feitas pelos alunos em meio ao brinquedo livre e, espontaneamente, as crianças começaram a trazer alguns mapas que tinham em casa, querendo descobrir o que mostravam e para que serviam", conta a Professora Gabriela Venturini. Foi a partir disso, que as Professoras Gabriela e Telma Puhl propuseram ao grupo estudar e pesquisar sobre os mapas, procurando responder as perguntas levantadas, na tentativa de conciliar a utilidade do mapa para a vida dos estudantes. Além disso, "a ideia também foi aproximar os estudantes do mapa ao sentir, conhecer, experimentar e buscar significado nesse tempo e espaço que mostram tão abstratos nessas ilustrações, por vezes tão pequenas", comenta Gabriela. Os estudantes realizaram pesquisas no Laboratório de Informática e também construíram maquetes de espaços da Unidade.
Nessa perspectiva, as Professoras aliaram ao projeto a fala do Ministério da Educação - MEC sobre a importância do trabalho com o espaço que a criança habita, a fim de proporcionar momentos de reflexão e discussão sobre a maneira de ver e de pensar os espaços:
"Cada criança constrói um modo particular de conceber o espaço por meio das suas percepções, do contato com a realidade e das soluções que encontra para os problemas.
Considera-se que as experiências das crianças, nessa faixa etária, ocorrem prioritariamente na sua relação com a estruturação do espaço e não em relação à geometria propriamente dita, que representa uma maneira de conceituar o espaço por meio da construção de um modelo teórico. Nesse sentido, o trabalho na Educação Infantil deve colocar desafios que dizem respeito às relações habituais das crianças com o espaço, como construir, deslocar-se, desenhar etc., e à comunicação dessas ações. Assim, à educação infantil coloca-se a tarefa de apresentar situações significativas que dinamizem a estruturação do espaço que as crianças desenvolvem e para que adquiram um controle cada vez maior sobre suas ações e possam resolver problemas de natureza espacial e potencializar o desenvolvimento do seu pensamento geométrico."