De 26 a 28 de maio, a cidade de Barcelona recebeu o XVII Simpósio Internacional de Psicolinguística, evento que reuniu pesquisadores de diferentes países para debater aspectos da linguagem em suas diversas dimensões. A coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental do Currículo Internacional Bilíngue da IENH – Unidade Oswaldo Cruz, Cristiane Ely Lemke, apresentou sua tese de doutorado, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e a IENH.
A pesquisa analisou o desenvolvimento cognitivo e linguístico de 78 crianças bilíngues brasileiras por meio da conectividade discursiva em narrativas escritas em português (L1) e inglês (L2), ao longo de um ano. Os resultados revelaram maior conectividade na L1, mas melhora consistente em ambos os idiomas no segundo ano de coleta.
No contexto da educação bilíngue no Brasil, onde as crianças são ensinadas em duas línguas, o inglês é tipicamente introduzido como uma língua adicional ao lado do português, L1 das crianças. “Este estudo longitudinal examinou como os ambientes educacionais bilíngues influenciam o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças”, explica Cristiane.
Para a coordenadora, os resultados sugerem que o desempenho de conectividade das crianças melhorou de forma semelhante em ambos os idiomas ao longo do ano letivo, com uma vantagem natural para narrativas escritas em sua língua dominante. Além disso, o estudo destaca a utilidade dos Speech Graphs como uma ferramenta computacional acessível e não invasiva na análise do uso de duas línguas proeminentes por crianças em um ambiente educacional bilíngue.
Além das apresentações de pesquisas, o evento contou com palestras de especialistas internacionais, como Elika Bergelson (Harvard), que abordou a aprendizagem precoce da linguagem por bebês; Damian Blasi (Universidade Pompeu Fabra), que discutiu a estrutura das línguas ameaçadas de extinção; e Sonja Kotz (Universidade de Maastricht), que trouxe reflexões sobre o papel do ritmo na fala e na linguagem.