City Tour por Novo Hamburgo: desbravando a história da cidade

Estudantes do 3º ano visitaram diversos pontos da cidade
Compartilhe:
WhatsApp
City Tour por Novo Hamburgo: desbravando a história da cidade

A tarde do dia 29 de setembro foi incomum para os alunos do 3º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da IENH - Unidade Pindorama. Após diversos estudos sobre a história da cidade de Novo Hamburgo, acompanhados pelas Professoras Ana Paula dos Reis e Carla Jaqueline Baumgratz, os estudantes realizaram City Tour no território hamburguense. Confira no relato a seguir a experiência contada pelos alunos e pelas duas Professoras:

"Depois de um longo período de estudos, pesquisas, palestras, vivências envolvendo as memórias da nossa cidade, que incluíram a visitação a Casa Schmitt Presser, a Galeria de Arte Ernesto Frederico Schaeffel e uma "viagem ao túnel do tempo" no bairro considerado berço da imigração alemã, os alunos do 3° ano A, realizaram um City Tour por Novo Hamburgo, uma imersão geográfica na atualidade.

Estudar e compreender um mapa, suas dimensões, limites e territórios, foi apenas o início de uma série de vivências que culminaram num tour pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Ao longo do passeio os alunos puderam apreciar e conhecer um pouco mais sobre a composição e organização da cidade em suas dimensões, através das principais praças, o maior bairro urbano, estabelecimentos públicos e serviços importantes, monumentos e espaços culturais, prédios considerados "memória viva" que preservam a identidade de Novo Hamburgo, além de uma série de detalhes que nos passam despercebidos no cotidiano quando transitamos por nossa cidade.

O entendimento e o significado do "valão", o Arroio Luiz Rau, que atravessa nossa cidade, foi uma das estratégias que chamou a atenção dos alunos, que ficaram impressionados com os dados apresentados na relação com a poluição do Rio dos Sinos e por consequência da água que sai na torneira da grande maioria das casas da cidade. 

Com tantas informações importantes, foi preciso relaxar, e para isso nada melhor do que um delicioso Café tipicamente alemão na Padaria Trentin, onde os alunos se deliciaram com o legado da gastronomia alemã!

Mas o que não poderia faltar mesmo foi a visitação ao Monumento ao Imigrante, o monumento mais importante da nossa cidade na relação histórica e cultural. Uma atividade que vinha sendo agendada desde o primeiro semestre, mas que devido a instabilidade do tempo e períodos de muita chuva, foi por diversas vezes cancelada. Os alunos vibraram com a carinhosa recepção do amigo Martin Behrend que acompanhou o grupo em outros momentos na Unidade Pindorama ao longo do Projeto desenvolvido.

Entrar, conhecer e apreciar a paisagem da nossa cidade através deste Monumento foi uma experiência inesquecível! Depois "mergulhar" em exemplares do Jornal 05 de Abril e verificar como foi registrada a inauguração deste espaço em 1927, os alunos conheceram o local se mostrando envolvidos e concentrados!"