Alunos visitam e entregam brinquedos na Escola de Educação Infantil da Paz - ABEFI

Atividade integrou o projeto de estudos sobre valores
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos visitam e entregam brinquedos na Escola de Educação Infantil da Paz - ABEFI

No terceiro trimestre, os alunos do 3º ano D do Ensino Fundamental da IENH – Unidade Oswaldo Cruz seguiram o trabalho com o Projeto “VALORES NA ESCOLA: aprendendo e vivenciando!” O objetivo é despertar sentimentos, relações e percepções que se tornam imprescindíveis para formação de seres pensantes e mais sensíveis uns com os outros.

Para tornar o projeto ainda mais desafiante e ao mesmo tempo gratificante, a Professora Flávia Gehlen e os estudantes decidiram fazer uma visita social à Escola de Educação Infantil da Paz – ABEFI, parceira da IENH no Projeto Social, e levar para as crianças brinquedos de areia.

Ao chegarem na escola, foram recebidos pela diretora Monika Maier. Ela explicou que a escola tem como público de atendimento 145 crianças, de 0 a 3 anos, em estado de vulnerabilidade social, dos arredores do bairro Santo Afonso. As crianças recebem cuidados especiais e pedagógicos através de um grupo de professoras e funcionários qualificados.

Na oportunidade, as turmas vieram encontrar os alunos da IENH para receber os brinquedos, que foram abertos e divididos entre as crianças. “Nossos alunos ficaram encantados quando perceberam que os brinquedos estavam sendo divididos entre eles e que todos demonstravam alegria ao interagirem uns com os outros. Muitos dos nossos alunos falaram que vão voltar com a família para visitar a escola e dividir com eles brinquedos, alimentos e material escolar”, comenta Flávia.

Segundo os Parâmetros  Curriculares Nacionais, vol.8 (1997, pág. 43): “Nas relações interpessoais, não só  entre professor e aluno, mas também entre os próprios alunos, o grande desafio  é conseguir se colocar no lugar do outro, compreender seu ponto de vista e suas  motivações ao interpretar suas ações. Isso desenvolve atitudes de solidariedade  e a capacidade de conviver com as diferenças. Essas considerações são  especialmente importantes na educação fundamental, já que os alunos estão  conhecendo e construindo seus valores e sua capacidade de gerir o próprio  comportamento a partir deles.”