Alunos utilizam técnica de Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra

Atividade foi desenvolvida na Fundação Evangélica
Compartilhe:
WhatsApp
Alunos utilizam técnica de Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra

Os alunos das 1ªs séries A e B do Ensino Médio da IENH – Unidade Fundação Evangélica participaram do Projeto Eratóstenes Brasil, um dos projetos da Comissão de Ensino e Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira.

Acompanhados do Professor Ronaldo Martins, os alunos mediram a circunferência do planeta Terra utilizando noções básicas de trigonometria e Astronomia, no dia 27 de setembro. Para a medição, utilizaram a técnica do grego chamado Eratóstenes, que foi criada há mais de 2000 anos. Ao meio dia solar, os alunos observaram as disposições das sombras de determinados objetos.

Com lápis, esquadros e fita, os grupos construíram gnômons (hastes verticais). O conjunto foi posicionado sobre o papel no chão e o lápis produziu uma sombra. Antes do meio-dia, o grupo acompanhou a sombra do lápis que, aos poucos, diminuiu de tamanho e mudou seu ângulo com o passar do tempo. Após isso, os alunos realizaram pequenas marcações na extremidade da sombra, projetada pela ponta do gnômon (lápis). Junto com a marca, escreveram o horário da marcação. Durante estas anotações, os estudantes perceberam que a sombra diminuiu de tamanho até atingir um comprimento mínimo em um determinado instante e, depois, a sombra passou a aumentar sua dimensão. Este instante é o meio-dia solar. Com o comprimento da sombra do meio-dia solar e da haste é possível calcular o ângulo por meio da tangente do triângulo retângulo que possui como catetos: o comprimento da haste e o comprimento da sombra. Este ângulo subtraído com o ângulo que a escola parceira da IENH no projeto encontrou, resulta no ângulo entre as duas cidades. Posteriormente, este valor será utilizado para calcular a circunferência da Terra e o seu raio, tal como Eratóstenes.